Postura do Cavaleiro

 Postura do Cavaleiro

 

O objectivo da Postura do Cavaleiro é manter o equilíbrio pelos lados, desenvolver a concentração, visão periférica e resistência.

A Postura do Cavaleiro é uma das muitas posturas usadas na maioria das Artes Marciais. No Karate é conhecida como Kiba Dachi, no Ninjutsu tradicional como Hira Ichimonji No Kamae, etc. Simplificando, é a posição em que estamos se estivermos a montar um cavalo.

Esta postura representa o elemento Terra.

A Postura do Cavaleiro é importante para qualquer artista marcial adquirir bons alicerces físicos e desenvolver força, resistência e “poder de bloco”.

Em combate, esta postura é usada para executar pontapés laterais, manobras de desvio e evasão e varrimentos. Também pode ser usada para baixar o centro de gravidade numa luta corpo-a-corpo e impedir que o lutador perca o equilíbrio.

 

 

 

Como executar a Postura do Cavaleiro:

 

Pés ligeiramente mais afastados que a largura dos ombros.

Os pés ficam direitos e paralelos ou quase paralelos, a apontar para a frente.

Os joelhos dobram para a frente e depois são afastados para o lado, baixando assim o centro de gravidade.

 

 

Braços e mãos

 

No Ninjutsu tradicional, esta postura implica que se estendam os braços lateralmente, mas podemos estender também para a frente ou como se mostrar mais conveniente em determinada situação.

Usamos a Postura do Cavaleiro em momentos que se mostre mais vantajoso.

 

 

 

Em baixo está um vídeos sobre a forma de executar a Postura do Cavaleiro, bem como algumas das suas aplicações, nos vídeos a seguir.

 

 

 

 

Back