Sites Grátis no Comunidades.net

Ninjutsu Moderno 忍術


Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Em que aspecto o site está melhor elaborado?
Aprendizagem
Imagens/Apresentação
Extensão de informação
Facilidade de navegação
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1070 votos)



ONLINE
2


Frase da Semana - “A vitória pertence àquele que acredita nela, e àquele que acredita nela por mais tempo.” - Pearl Harbor

Kubotan

Yawara 2Yawara 1

Kubotan 1Kubotan 2

 

Kubotan 3Kubotan 4

Kubotan 5Caneta

 

O Kubotan é uma arma usada em várias artes marciais. O manejo do Kubotan é praticado principalmente em Ninjutsu, Krav Maga, Kobudo, Modern Arnis e Ju-Jutsu.
Fundamentalmente, o Kubotan é um "taco" curto usado como intensificador de pressão, para usar nos ponto de pressão e dor do corpo humano, seja na forma de ataque contundente, no auxílio de chaves ou no auxílio de projecções. Um Kubotan deve ser alguns centímetros mais comprido do que a largura da mão do utilizador, de modo a sobressair de ambos os lados de um punho fechado. A maior parte dos Kubotan têm 13 a 15cm de comprimento e entre 1 a 2,5cm de espessura, conforme o material. Muitos Kubotan são munidos ainda de ranhuras ou superfícies mais ásperas ou com relevo para se agarrarem melhor. Alguns exemplares são pontiagudos ou arredondados numa ou nas duas pontas e muitas "armas" desta espécie podem ser actualmente adquiridas com uma perfuração que possibilita serem usadas como porta-chaves, fio, etc. Um Kubotan é feito, normalmente, de metais como alumínio ou de madeira, raras vezes também poderão ser feitos de material sintético.
A origem desta arma é discutível. Entre outras possibilidades supõe-se, porém, que seja originária das Filipinas ou do Japão. Além de Kubotan é ainda denominada Yawara, Yawara-Bo, Pasak ou Dulo-Dulo. Provavelmente existem ainda muitas outras denominações.

Alguns Kubotan (especialmente modificados para Ninjutsu) podem ter armas ocultas no seu interior, como Bo-Shuriken (dardos), Metsubushi (pó ou areia/terra para cegar), ou uma pequena lâmina.

O Kubotan é, actualmente, um instrumento de auxílio no controlo, de grande utilidade, para as forças de segurança e vigilantes de segurança privada.

As técnicas que se praticam com um kubotan podem ser reproduzidas com qualquer objecto rígido de forma e tamanho semelhante, como uma caneta, um grampo para cabelo, um pau resistente, etc.

 

Yawara, (também chamada Pasak ou Dulo-Dulo nas artes marciais filipinas), considerada a arma originária do Kubotan, é uma arma de origem japonesa. É basicamente uma versão mais antiga do Kubotan, feita de madeira mas com uma forma muito semelhante ou mesmo idêntica à do Kubotan, e é usada na prática de várias artes marciais e sistemas de defesa pessoal.

A Yawara tem origem no uso do Kongou, um objecto budista simbólico, por vários monges budistas durante o Japão Feudal. A Yawara tem a forma de um pequeno pau de madeira cujas extremidades sobressaem cerca de 2 ou 3cm de cada lado da mão. Em alguns sistemas e artes marciais é usada em pares para ajudar em projecções, para quebrar ossos e para atacar pontos de pressão, desferindo golpes ou pressionando.

O uso da Yawara foi introduzido para agentes da polícia no anos 1940 pelo professor Frank A. Matsuyama. O professor Matsuyama também criou a sua própria versão da Yawara em 1937.

 

O uso do Kubotan ou da Yawara, em Ninjutsu Moderno, para ataques contundentes, obedece à forma dos 14 ângulos de ataque vistos noutras armas neste website. Basta praticar esses ângulos e ataque com o Kubotan, e já teremos uma boa base para usá-lo.

Relativamente às chaves, projecções, pressão de pontos, etc, simplesmente fazemos com o Kubotan ou Yawara aquilo que já fazemos com os dedos e nós dos dedos... pressionar nos pontos para controlo e para causar dor, se assim for necessário.

Com um Kubotan ou Yawara, as possibilidades são virtualmente infinitas. basta introduzirmos a arma na luta corpo-a-corpo e ser inventivo, imaginativo. Claro que há algumas bases para começar, mas é um objecto relativamente simples e fácil de usar em defesa pessoal. E tem a vantagem de não estar previsto ou considerado como arma (exceptuando os Kubotans que têm armas ocultas, claro...). 

 

 

 

 

 

Back

 

 

Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net