Sites Grátis no Comunidades.net

Ninjutsu Moderno 忍術


Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Em que aspecto o site está melhor elaborado?
Aprendizagem
Imagens/Apresentação
Extensão de informação
Facilidade de navegação
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1077 votos)



ONLINE
1


Frase da Semana - “A vitória pertence àquele que acredita nela, e àquele que acredita nela por mais tempo.” - Pearl Harbor

Projecções I

Para as projecções, é simples... Estude o Gokyo, o conjunto de 40 projecções do Judo (sim, são só 40...) e respectivas variações. Estas projecções são provenientes do antigo Jujutsu (ou Ju-Jitsu) utilizado pelos Ninja e Samurai do Japão Feudal.

Mas focalize-se nas mais simples, fáceis de executar e práticas para defesa pessoal moderna (o que reduz o número de 40 para 10 a 12...), duas das quais, as correspondentes a este Nível 1, estão apresentadas abaixo nas imagens, que penso serem bastante elucidativas. Contudo, irei descrever os passos de cada uma delas. É de relembrar que cada projecção tem variações e pode ser aplicada em várias situações e contra vários tipos de ataques, como forma de levar ao chão para seguidamente imobilizar o agressor ou escapar. Devem também ser treinadas de ambos os lados.

 

 

O Soto Gari

O Soto Gari

 

  1. De uma posição de frente para o adversário, sensivelmente à distância de um braço, avance a perna esquerda (neste caso)  para o lado da perna direita do adversário e chegue o seu corpo ao dele.
  2. Levante rapidamente a perna direita, ficando esta "suspensa" atrás das pernas do adversário.
  3. Projecte o adversário com rapidez e potência, levantando-lhe a perna direita para a frente com a sua perna direita, enquanto lhe empurra a zona superior do tronco para trás, para ajudar na projecção, girando também um pouco para o seu lado esquerdo.

 

Esta projecção pode ser efectuada no caso de ser agarrado por um agressor, bem como depois de defender um soco ou de uma agressão com uma faca ou bastão. Ou pode ser efectuada depois de um contra-ataque rápido do defensor. O tipo de ataque e a dinâmica da defesa irá determinar se poderá ou não projectar o agressor desta forma, mas é uma projecção muito boa e simples de aplicar em qualquer situação de defesa pessoal.

 

 

 

 

O Goshi

O Goshi

 

  1. De uma posição de frente para o adversário, à distância de um braço, leve o seu pé direito (neste caso), para junto do pé direito do adversário.
  2. Rode sobre si, flectindo as pernas e encostando a sua anca um pouco abaixo da cintura do adversário, envolvendo-lhe a zona lombar com o seu braço direito, podendo mesmo agarrar-lhe o cinto (se tiver).
  3. Levante o seu peso corporal, estendendo as suas pernas, levantando assim também o adversário, e gire-o sobre si, neste caso para o seu lado direito, projectando-o e fazendo-o cair de costas no chão.

 

 Tal como a anterior, esta projecção tem variações e pode ser aplicada em diversas situações de defesa pessoal, sendo que aquilo que escrevi acima sobre a projecção O Soto Gari aplica-se também a esta.

 

 

 

Back

Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net