Sites Grátis no Comunidades.net

Ninjutsu Moderno 忍術


Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
Em que aspecto o site está melhor elaborado?
Aprendizagem
Imagens/Apresentação
Extensão de informação
Facilidade de navegação
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1077 votos)



ONLINE
1


Frase da Semana - “A vitória pertence àquele que acredita nela, e àquele que acredita nela por mais tempo.” - Pearl Harbor

Shuriken

Shuriken

 

Shuriken significa "espada escondida na mão" ou "lâmina escondida na mão". O termo Shuriken entende-se pelo conjunto de todas as lâminas e dardos de mão das classes Hira Shuriken e Bo Shuriken (explicado na página "Armas Tradicionais"). Todos são Shuriken.

Estas armas são armas ocultas, tradicionalmente japonesas, e eram normalmente arremessadas, mas também podiam servir para cortar ou espetar no oponente directamente, com elas na mão. Os Shuriken eram feitos de objectos do quotidiano, como agulhas de cabelo, pregos, pequenas facas, moedas largas e placas de metal. Shuriken é o nome dado a qualquer objecto com lâmina ou apenas uma lâmina pequena que pudesse ser arremessado. As Hira Shuriken (mais conhecidas erradamente em todo o mundo por "estrelas ninja" ou "estrelas de lançar", pois tinham e têm várias formas que não só de estrela), eram também conhecidas por Shaken.

Muito raramente o Shuriken em si era usado de forma letal, ao contrário do que se vê nos filmes e outros espectáculos relativos ao Ninjutsu ou aos Ninja. Eram usados para distrair os inimigos, quando atirados, com o reflexo da luz, pois podiam fazer com que o oponente prestasse atenção noutra coisa, ou quando atingissem este último, iriam causar pequenos cortes e ferimentos e causar uma interrupção no movimento do oponente, abrindo assim uma "janela de tempo" para atacar letalmente com outro meio, fosse espada ou outra arma de maior porte.

Para os Ninja, o Shuriken era uma arma suplementar à espada que desempenhava um papel táctico em combate. A arte de lidar e manejar o Shuriken chama-se Shurikenjutsu e sempre foi ensinada como uma parte "menor" do currículo marcial em muitas escolas de Ninjutsu tradicional e de outras artes marciais japonesas famosas, como a Yagyu Shinkage-Ryu, a Tenshin Shoden Katori Shinto-Ryu, a Itto-Ryu, a Kukishin-Ryu, e a Togakure-Ryu.

Um exemplo de "shuriken dos tempos modernos" pode ser um cartão de plástico ou plastificado, uma pequena placa de metal ou de outro material rígido quadrada ou mesmo circular, uma serra circular, um pedaço de tijolo, um seixo muito plano, etc.... Tudo o que seja de tamanho reduzido de forma a caber na mão e que possa fazer o mesmo efeito de distração e manobra de diversão, ferindo ligeiramente o oponente ou apenas desviando a sua atenção, causando de qualquer das formas uma interrupção na sua acção.

 

 

 

Hira-Shuriken

 

Hira-Shuriken é uma lâmina plana que normalmente tem mais de três pontas. São conhecidas como "estrelas ninja" no Ocidente, normalmente com três até oito pontas. Também são conhecidas apenas por Shuriken, o nome mais popular para estas lâminas, ou Shaken. Muito usadas no Japão antigo, eram usadas para distrair os inimigos, quando atiradas, com o reflexo da luz, pois podiam fazer com que o oponente prestasse atenção noutra coisa, ou quando atingissem este último, iriam causar pequenos cortes e ferimentos e causar uma interrupção no movimento do oponente, abrindo assim uma "janela de tempo" para atacar letalmente com outro meio, fosse espada ou outra arma de maior porte. Mas muito raramente o Shuriken em si era usado de forma letal, ao contrário do que se vê nos filmes e outros espectáculos relativos ao Ninjutsu ou aos Ninja. Os Ninja também podiam usar venenos nas lâminas, para que quando atingissem o oponente, o veneno entrasse na circulação sanguínea, afectando e atrapalhando assim o combate e adquirindo vantagem ou matando-o. Estas lâminas podem também ser usadas no interior da mão para ajudar na luta corpo-a-corpo, cortando ou espetando o adversário em vários pontos-chave.

 

 

 

Bo-Shuriken

 

 

Bo Shuriken é um dardo cilíndrico, angular ou circular, com cerca de 10cm a 15cm de comprimento (normalmente), que se arremesa manualmente. Os Ninja podiam usar venenos nas pontas dos dardos, para que quando atingissem o oponente, o veneno entrasse na circulação sanguínea, afectando e atrapalhando assim o combate e adquirindo vantagem ou matando-o. Estes dardos podem também ser usadas no interior da mão para ajudar na luta corpo-a-corpo, espetando o adversário em vários pontos-chave.

 

Classificação pela forma:

 

  • Hari gata - bastonete ou agulha.
  • Kugi gata - forma de cravo.
  • Hogo gata/Te yari gata - forma de lança.
  • Kunai gata - forma de kunai.
  • Ryobari gata/Ryohashi tsurugi gata - dardo com de duas pontas.
  • Tanto gata - forma de faca.
  • Kankyuto gata - formato de palito.
  • Mesu gata - forma de grampo ornamental para o cabelo feminino (usado pelas Kunoichi).
  • Matsuba gata/Enbi ken - forma de pinheiro ou rabo de andorinha.
  • Negishi Ryu Shuriken - shuriken da Escola Negishi Ryu.
  • Kogai - utilizado como grampo-de-cabelo japonês e limpador de cera de ouvido.
  • Wari kogai - semelhante a um kogai cortado ao meio; também utilizado como hashi.
  • Umbari - peça de corte transversal e triangular confeccionada em aço.
  • Kozuka/Gokatana - pequena faca de uso geral, ou como faca de bolso.

 

Apesar de muito dificilmente se revelarem letais, a posse, detenção ou utilização de todos os tipos de Shuriken são expressamente proibidas por lei em Portugal e noutros países, por serem de fácil ocultação, sendo que esta lição é meramente ilustrativa e, em combate ou numa situação de defesa pessoal, só será útil caso utilizemos um dos objectos acima descritos (como "shuriken dos tempos modernos") como distração e interrupção dos movimentos do adversário, conforme já se explicou acima.

Para treino podem-se fazer Shurikens de plástico, de cartão ou de madeira, com a forma que se desejar.

A seguir estão dois vídeos, um para ensino e treino de Bo Shuriken e outro para ensino e treino de Hira Shuriken.

Não esquecer de treinar também a luta corpo a corpo usando um Shuriken (seja Bo Shuriken ou Hira Shuriken) na mão, como ajuda para a luta/defesa.

 

 

 

 

 

Back

Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net